Portal do Caminhante Esqueci minha senha
Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de setembro de 2019.
21/03/2016
Um pouco de Mogi das Cruzes
UM POUCO DE MOGI DAS CRUZES
Antes da fundação do povoado de Mogi das Cruzes, o bandeirante Braz Cubas, no ano de 1560, havia se embrenhado pelas matas do território mogiano, às margens do Rio Anhembi, hoje Tietê, à procura de ouro.

O bandeirante Gaspar Vaz abriu o primeiro caminho de acesso de São Paulo a Mogi, dando início ao povoado, que foi elevado à Vila em 17 de agosto de 1611 com o nome de Vila de Sant'Anna de Mogi Mirim. A oficialização ocorreu em 1º de setembro, dia em que se comemora o aniversário da cidade.

Mogi é uma alteração de Boigy que, por sua vez, vem de M'Boigy, o que significa "Rio das Cobras", denominação que os índios davam a um trecho do Tietê. Quando a Vila foi criada em 1611, devido ao costume de adotar o nome do padroeiro, passou a ser denominada "Sant'Anna de Mogy Mirim".

Na língua indígena, Mirim quer dizer pequeno. Provavelmente, uma referência ao riacho Mogi Mirim. A linguagem popular tratou de acrescentar o termo "cruzes" ao nome oficial da Vila. Era costume dos povoadores sinalizar com cruzes os marcos que indicavam os limites da Vila, de acordo com tese de Dom Duarte Leopoldo e Silva, confirmada pelo historiador e professor Jurandyr Ferraz de Campos.

Mogi das Cruzes possui potencial para o turismo rural, ecoturismo e o turismo de aventura, além de locais históricos, de uma cidade de 455 anos. O município é o maior produtor caquis, nêsperas, cogumelos, hortaliças e orquídeas do país e muitos produtores recebem os visitantes, que podem conhecer a produção.

Atalhos da página


CONHEÇA OUTRAS ROTAS

SECRETARIA DE TURISMO
Segunda à sexta das 09h às 18h
Praça Ramos De Azevedo, 254
Centro - São Paulo - SP, 01037-010
TEL: (11) 3204-2855
SERVIÇO DE APOIO AO CAMINHANTE
Segunda à sexta das 09h às 18h
TEL: (11) 3204-2855
www.caminhasaopaulo.com.br/sac
Rede Corporativa e-Solution Backsite