Portal do Caminhante Esqueci minha senha Cadastre-se
Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de janeiro de 2022.
21/03/2016
Um pouco de Santa Branca
UM POUCO DE SANTA BRANCA
Em 1652, começa a nascer a Vila de Nossa Senhora da Conceição de Jacareí, partindo daí, as raízes históricas de Santa Branca.

A instalação de um governo local deu impulso e velocidade ao povoamento e desenvolvimento da margem esquerda do rio Paraíba do Sul, onde bem mais tarde foi construída uma capela para servir de patrono a Santa Branca, por iniciativa do Capitão de Ordenança Bibiano José Nogueira, em terras doadas por Domingos de Brito Godoy.

Existem informes de que a data de fundação da cidade seria 29 de Março e não 22 de Maio. Isso se atribui ao fato de que a demora de comunicação entre a Capital e o Bairro d’Angola era de mais ou menos um mês. O documento oficial data 29 de Março, mas a comemoração é feita quando da data de chegada do documento à cidade, ou seja, 22 de Maio de 1832.

Em seqüência à conquista da Provisão da Capela de Santa Branca, chega ao povoado, em Junho de 1833, o Padre João Batista da Silva Borges. Este padre permaneceu neste sertão até 1842, mas desde Junho de 1841, ocupou o posto de Vigário da Paróquia, criada em Dezembro de 1839.

Completando a estruturação do Curato, a Câmara Municipal de Jacareí realizou a eleição para Juiz de Paz de Santa Branca, tendo sido eleito o Sargento-mor Victoriano José de Moraes, que tomou posse no dia 20 de Junho de 1833. Foi então nomeado Escrivão do Juizado de Paz, José Joaquim Ferreira.

A vila foi crescendo e, em 20 de fevereiro de 1841, a Assembleia Legislativa Provincial aprovou o projeto de lei elevando o Curato à condição de Freguesia. Isso perdurou até 1856, quando a Freguesia foi promovida à condição de Vila.

Atalhos da página


CONHEÇA OUTRAS ROTAS

SERVIÇO DE APOIO AO CAMINHANTE -
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ROTA DA LUZ

Segunda à sexta das 09h às 18h
TEL: (11) 94160-3680
www.amigosdarotadaluz.org
Rede Corporativa e-Solution Backsite