Portal do Caminhante Esqueci minha senha
Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de setembro de 2019.
21/03/2016
Um pouco de Taubaté
UM POUCO DE TAUBATÉ
Fundada em 1645, localizada a 120 km de São Paulo, Taubaté foi o primeiro núcleo de povoamento oficial formado no vale do rio Paraíba do Sul, antes povoada somente por índios.

O nome Taubaté corresponde a uma variação do vocábulo “taba-ibaté”, que na língua tupi significa “aldeia que fica no alto”, em referência à aldeia Guaianá que, na época da fundação do povoado, localizava-se no alto da colina do atual Cristo Redentor.

Durante o século XVIII , Taubaté tornou-se importante centro de abastecimento da região mineradora, produzindo gêneros alimentícios de primeira necessidade como feijão, farinha de mandioca e de milho, rapadura, entre outros. Em meados do século XIX, Taubaté destacou-se como centro produtor de café, e, em consequência da grande produção e comércio do grão, a cidade enriqueceu e se desenvolveu rapidamente.

O Santo Padroeiro da cidade é São Francisco da Chagas, sempre homenageado no dia 4 de outubro. Durante a semana de aniversário do padroeiro, ocorre uma procissão pelas principais ruas da cidade. As paróquias do município organizam novenas e missas. A Praça Dom Epaminondas, que abriga a Igreja São Francisco da Chagas, recebe shows musicais, apresentação de grupos folclóricos e barracas de comidas e bebida.

Atalhos da página


CONHEÇA OUTRAS ROTAS

SECRETARIA DE TURISMO
Segunda à sexta das 09h às 18h
Praça Ramos De Azevedo, 254
Centro - São Paulo - SP, 01037-010
TEL: (11) 3204-2855
SERVIÇO DE APOIO AO CAMINHANTE
Segunda à sexta das 09h às 18h
TEL: (11) 3204-2855
www.caminhasaopaulo.com.br/sac
Rede Corporativa e-Solution Backsite