Portal do Caminhante Esqueci minha senha
Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de setembro de 2019.
21/03/2016
Um pouco de Roseira
UM POUCO DE ROSEIRA
O povoado que deu origem ao município de Roseira surgiu por volta do séc.XVIII, às margens do Caminho Real que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, onde se localiza o bairro de Roseira Velha. O nome se originou das rosas silvestres (branca brava e “mariquinha”), existentes ao longo do Caminho. Surgiu em torno da Capela de Nossa Senhora do Rosário, hoje Nossa Senhora da Piedade.

No passado, foi um centro produtor e exportador de açúcar, aguardente, milho, feijão, arroz, farinha de mandioca, fumo, algodão, azeite de mamona durante o período de 1780 a 1840. A partir desta década, os engenhos de açúcar foram transformados em fazendas de café, substituídas pela pecuária leiteira por volta de 1920. Nas próximas décadas, surgem os imigrantes italianos, franceses e japoneses com o plantio de arroz, legumes e verduras.

Em 1876, com o prolongamento dos trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II, no trecho de Cachoeira Paulista a São Paulo, o Governo Imperial escolheu nas terras de Francisco Monteiro dos Santos uma área para a construção da estação de Roseira que seria indenizada ao proprietário. No entanto, o Major Vitoriano Pereira de Barros, fazendeiro no local onde se ergue a atual sede do município, ofereceu ao Governo terras sem custo algum para a construção da estação e de um povoado.

Em março de 1877, inaugurava-se a Estação Ferroviária, declinava o povoado de Roseira Velha e nascia a futura cidade de Roseira, então bairro de Guaratinguetá. Em 17 de dezembro de 1928 foi criado o município de Aparecida, desmembrado de Guaratinguetá, em cuja área territorial incluía-se o bairro de Roseira.
Em 31 de dezembro de 1963, foi aprovada a Lei Estadual nº 8.050, do deputado José Armando Zollner Machado, criando o município de Roseira, desmembrando-o de Aparecida.

Atalhos da página


CONHEÇA OUTRAS ROTAS

SECRETARIA DE TURISMO
Segunda à sexta das 09h às 18h
Praça Ramos De Azevedo, 254
Centro - São Paulo - SP, 01037-010
TEL: (11) 3204-2855
SERVIÇO DE APOIO AO CAMINHANTE
Segunda à sexta das 09h às 18h
TEL: (11) 3204-2855
www.caminhasaopaulo.com.br/sac
Rede Corporativa e-Solution Backsite